"preparo um canto que faça acordar os homens e adormecer as crianças"


terça-feira, 3 de agosto de 2010

Criânsias e Experiências

O Mundo Encantado
Fizemos um passeio de barco do Iate Club - Urca , até o Museu da Marinha - Centro, e claro, fomos pela Baía de Guanabara.
As crianças tinham entre 7 e 11 anos e me fizeram pensar muito sobre o Paradoxo da Experiência, citado no texto abaixo.
Estava rodeado de três crianças, Patrick, muito inteligente, Ana Carolina, minha cheirosa e a Mariana, que ainda vivia no mundo encantado.
Na Baía, eu explicava ao Patrick, a importância dos fortes na proteção da cidade do Rio, contra franceses e holandeses.

eu : Então, se não tivesse aquilo, a gente poderia falar francês...
P : Se os portugueses perdessem a guerra ne?
eu : é... - Mariana me cutuca..
M : Tio, tio..Aquilo não é o Pão de Açúcar; no mundo encantado é uma montanha de doces..
eu : ...mas hein Patrick, os barcos vinham dali e ali era...
M : Tio, tio!!
eu : ...
M: Aquilo não é um avião, é um avião de doces!!
eu : Tu tá querendo um doce em Mariana...
A.C : Eu tenho um aqui, se quiser...
M : não, não quero não....
eu : Tem certeza???
os olhos brilharam
M : tá bom!
eu : ...e ali é a Ilha Fiscal, Patrick, onde o príncipe do Brasil fazia festas...
me cutuca, "Tio! tio!!" eu finjo que não senti, e seguiu "Tio, tio!!" - que Mariana?
M : - No mundo encantado esse castelo é da princesa e do rei dos doces e ele é feito de doces e cheio de doce dentro!!

E eu penso quando que o mundo deixa de ser encantado..

Um comentário: