"preparo um canto que faça acordar os homens e adormecer as crianças"


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Impérios e Colônias - Idades

Uma conversa iniciada com o Pedraum e, ontem, prolongada com o Luã e Ronaldo (geógrafo), nos fez pensar sobre a acumulação de tempo desigual nos diferentes espaços do globo terrestre.
Um filme foi o início de tudo. Baseado na obra de Darcy Ribeiro, "Povo Brasileiro" é o nome do filme. Nele são discutidos diversos aspectos dos "povos brasileiros". Sobre o Nordeste, um sociólogo analisa que as instintuições Família, Propriedade, Modo de Produção e Estado ainda podem ser classificadas como Medievais!! No século XXI, o Brasil, país emergente, promissor no cenário mundial ainda conta com o suporte de uma Região medieval na sua geopolítica.
Daí então, pensamos: poucas são as áreas onde se pode classificar Idade Comtemporânea. E o que classificaria a Idade Contemporânea? Bom, para nós seria: Comunicação e Tecnologias. A Idade Contemporânea, embora tenha sido marcada pela queda do Poder Absoluto em parte da Europa, manteve nesses países a simbologia extremamente conservadora; as monarquias e as cerimônias são marcas de uma sociedade conservadora que é acostumada a ser submissa à leis e regras que foram criadas de acordo com as necessidades vitais de sua nação e/ou Estado. É necessário que haja uma referência para seguir, uma figura; é a sociedade paternalista europeia - diferente do paternalismo violento transplantado na América-Latina. Como se sabe, ainda hoje há monarquias, principados e o Vaticano, uma ilustre monarquia absoluta teocrática! Portanto, a mudança na forma de governo, não é o fator ou categoria mais relevante no que diz respeito às mudanças implantadas com a Revolução Francesa.
A utilização dessas categorias para entender as diferentes instalações da Idade Contemporânea no espaço, se dá porque acho que a partir da Rev. Francesa esses foram os setores que mais rápida e intensamente mudaram os modos de vida, subsistência e poder. Talvez, inclusive, já seja a hora de pensar num novo período histórico, iniciado com a trilogia das Revoluções Industriais; essas sim, através das novas tecnologias de Comunicação e das novas Tecnologias alcançadas em todas as ciências, impuseram e impõe continuamente por parte das potências, uma demanda sempre diferente. Para a sociedade se adequar ao Capitalismo e mais ou menos vice-versa.
O Modo de Produção Capitalista, consolidado na Idade Contemporânea, é um misto resultado do processo de mundialização e pai da globalização, portanto essencialmente depende de Modos de Produção Locais diferentes na maioria dos lugares; escravidão e trabalho infantil ainda são encontrados no Brasil por exemplo; ou na América-Latina e África onde ainda há imposição do poder por parte das potências em países soberanos e ditos democráticos, denotando um aspecto ainda colonial/imperialista.
Ao fim da discussão, essa foi a imagem que pensamos poder definir onde está a Idade Contemporânea através das categorias Comunicação e Tecnologias:


Onde há luz, há Idade Contemporânea em diferentes níveis de importância dentro do sistema e ainda assim, confundida com outras Idades, como é o caso da Índia, Sudeste Asiático e Nordeste brasileiro.
Onde não há, a Idade Contemporânea é uma ilusão carregada pelos meios de comunicação e que só se faz presente no entendimento sistêmico de interdependência do Capitalismo.

Um comentário: