"preparo um canto que faça acordar os homens e adormecer as crianças"


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Criânsias e Experiências

Outro dia lá na EDEM, eu ia projetar um filme chamado "Coraline" para o 4º ano, antiga 3ª série - 8, 9 anos.
Pois estava eu lá sentado pronto para começar, apenas esperando as crianças entrarem e se acalmarem. De repente um moleque, com algum grau de altismo e um alto grau de criatividade, começou a abaixar o short! do meu lado! e eu, como educador e responsável disse "Põe esse short moleque! tu não tá em casa, tu já é grande, vê se tem alguém sem calça aqui..." e todas essas coisas que quem foi aluno conhece. Ele me respondeu naturalmente, sem pestanejar "Monstro não usa roupa!" - MONSTRO NÃO USA ROUPA! - o que eu ia fazer diante disso? ia dizer a ele que não era monstro, ia usar a força...não tinha o que fazer além de rir! e ele continuou, tirou a cueca e ficou lá, peladão na sala, deitado de bunda pra cima, e eu dizendo "ei moleque, sai dai, todo mundo te vendo pelado, tu com o piru no chão sujo", tentando ao menos garantir a saúde do monstro. Nesse meio tempo a turma toda já tava gargalhando, apontando, gritando, enfim!
Entra a professora e vê tudo. Entende que não é dizendo a ele que ele não é um monstro que iria controlar a situação...afinal ele é um monstro, se ele quer ser...é criança, quem dirá que não é?!
Pois ela diz então "quer ficar pelado? então vai ficar pelado o dia inteiro, vou guardar sua roupa lá na sala!" Daí eu achei, iiiih, agora ele vai começar a gritar, querer pegar a roupa...que naaada!! o moleque continuou tranquilão, com o bingulim balangando, todo mundo olhando e ele nem aí. Daí a professora saiu e ele foi atrás, pra ela não ligar pro pai...

A gente cresce, "amadurece" e esquece a pureza, nega a criatividade com medo ser apontado, com medo não ser normal, de não estar na norma. Norma essa que foi forjada senão pelos outros. Façamos das normas, as nossas criatividades, as nossas liberdades e vontades verdadeiras, puras. Sejamos por fim, todos grandes monstros! com ou sem roupa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário